Imagem:

Negócios e Biodiversidade

A Fundação acredita que quando a natureza é conservada, não é apenas a biodiversidade que se beneficia, pois a natureza tem papel estratégico para o desenvolvimento do país. Quando inserida como parte da solução, possibilita sucesso no enfrentamento de problemas sociais e econômicos.

Acreditamos que modelos de negócio inovadores tem potencial de gerar impacto positivo e contribuir para a solução dos maiores desafios socioambientais do mundo.

Por isso, incorporar a conservação da natureza à agenda de finanças sociais é essencial. Um trabalho que consiste em conectar diferentes atores, capazes de fortalecer ao mesmo tempo a economia e o meio ambiente.

Imagem Ilustrativa Mudanças Climáticas
Negócios de impacto em conservação da natureza

Floresta em pé, oportunidade de negócios.

Com o objetivo de desenvolver e fortalecer estratégias de conservação da biodiversidade vinculadas a negócios, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza tem procurado influenciar investidores, intermediários e potenciais atores dos ecossistemas de investimento de impacto para incluir ações de conservação da natureza em suas estratégias, além de apoiar e incentivar o surgimento e amadurecimento de negócios de impacto em conservação.

Mas afinal, o que é um negócio de impacto em conservação da biodiversidade?

A proposta de valor destes negócios deve considerar a conservação da biodiversidade para manter e/ou aumentar a provisão de serviços ecossistêmicos no longo prazo, apresentando um propósito claro em conservação da biodiversidade, gerando receita através de processos com este foco, podendo ser:

• Pela extração do recurso natural de forma equilibrada;

• Pelo uso do recurso natural onde não há extração envolvida, como ecoturismo;

• Pelo uso indireto do recurso natural, como mercado de serviços ambientais (ex. carbono e regulação da qualidade da água);

• Por meio de modelos que se capitalizam, sem usar os recursos naturais, como a valorização da marca e inovação tecnológica.

*Fonte do infográfico à esquerda: Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto.

SAIBA MAIS

Araucária +

Modelo de negócio com estratégia de conservação integrada.

Atuando em parceria com a Fundação CERTI, a Fundação Grupo Boticário apoia o Araucária+, uma iniciativa de valorização econômica da floresta com araucárias, ecossistema que tem hoje menos de 1% de sua área original.

Seu foco principal é o desenvolvimento de usos novos e responsáveis para as matérias-primas deste ecossistema, que dependam da conservação da floresta para serem produzidos.

Imagem Ilustrativa Ecossistemas

Natureza Empreendedora

Com o objetivo de pensar formas inovadoras e diferentes de fazer conservação da natureza a Fundação Grupo Boticário decidiu trabalhar com negócios de impacto que geram conservação da biodiversidade. O litoral norte do Paraná é uma região bem conservada, em que está o maior remanescente contínuo de floresta atlântica do Brasil, mas tem baixos índices de empreendedorismo.

É o cenário ideal para realizar a primeira edição do Programa Natureza Empreendedora – uma iniciativa com participantes dos municípios de Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba com o objetivo de ampliar o potencial empreendedor voltado para gerar impacto socioambiental positivo nessas regiões. Biodiversidade, natureza, ecossistemas conservados podem ser vistos como um ativo para que empreendedores locais consigam gerar receita e transformar seus negócios em negócios de impacto positivo para a conservação da natureza.

SAIBA MAIS