Somos grandes na indústria e enormes no varejo.
Soluções baseadas na Natureza

O trabalho não-remunerado da natureza

Soluções baseadas na Natureza (SbN) são ações inspiradas e apoiadas na natureza, que proporcionam benefícios ambientais, sociais, econômicos e ajudam a construir a resiliência. Um excelente exemplo é a capacidade natural das florestas de atuarem como filtros e reduzirem significativamente os custos com o tratamento de água.

O conceito de SbN está pautado e se relaciona intrinsicamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Embora o conceito seja bastante amplo, o foco de atuação da Fundação no tema prioriza ações relacionadas ao aumento da infraestrutura natural para água. Neste sentido, atua diretamente nas agendas estratégicas de Água, Clima e Pagamentos por Serviços Ambientais.

Confira aqui todos os estudos que já publicamos sobre este assunto.

Rede Oásis

Solução baseada na natureza e no compartilhamento

Exemplo de solução inovadora, a Rede Oásis, em seu programa de aceleração, trabalha para conectar atores estratégicos (sejam eles investidores, projetos ou instituições) que estejam comprometidos com a resolução de problemas atuais por meio de Soluções Baseadas na Natureza.

Com a expertise adquirida em mais de 12 anos de atuação com a Oásis, a Fundação Grupo Boticário ajuda a compartilhar experiências com potencial para acelerar e fortalecer outras iniciativas.

E faz isso promovendo a troca de experiências entre parceiros de setores e agendas variadas, os quais não se conectariam necessariamente de outra forma. Com um intuito muito claro: colaborar para a conservação da natureza.

Imagem Ilustrativa Rede Oasis

Imagem Ilustrativa Mudanças Climáticas
Mudanças Climáticas

Um desafio que exige compromisso

Diversas atividades humanas emitem gases como CO2, CH4, e N2O, os principais gases do efeito estufa. Algumas atividades, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, intensificam o aquecimento global, provocando alterações no sistema climático do planeta. Isso significa que as estações do ano e períodos de chuva aos quais estamos acostumados ficam cada vez mais imprevisíveis e que espécies e ecossistemas naturais tornam-se ainda mais ameaçados.

Diante desse cenário, diversos países, entre os quais o Brasil, comprometeram-se a agir contra a mudança global do clima, com o objetivo de conter o aumento da temperatura média global. Desse compromisso nasceu o Acordo de Paris, assinado em 2015, durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção- -Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima (COP21).

Gerando conhecimento científico e caminhos para influenciar em políticas públicas e privadas, a Fundação Grupo Boticário direciona esforços para que a conservação da natureza seja considerada nas estratégias de mitigação (redução das emissões de GEE), públicas e privadas.

Adaptação baseada
em Ecossistemas

Utilizar os serviços ecossistêmicos e de biodiversidade como parte de uma estratégia de adaptação das pessoas e comunidades aos efeitos negativos das mudanças climáticas, Este é o conceito de Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE).

Os ambientes naturais bem conservados aumentam a nossa resiliência aos efeitos negativos das alterações no clima. Além disso, as áreas naturais protegidas são estratégicas, pois o carbono capturado da atmosfera pela vegetação fica armazenado tanto na biomassa (plantas e animais) como no solo.

Imagem Ilustrativa Ecossistemas