Banner da rede oásis
​Rede Oásis

A Rede Oásis é uma iniciativa que conecta atores estratégicos, de diferentes setores, em prol da conservação da natureza em propriedades particulares. Com o apoio da Fundação Grupo Boticário, os parceiros trocam experiências,
atuam em ações de capacitação e engajamento, influenciam a estruturação de políticas públicas e privadas em várias regiões do Brasil e fortalecem iniciativas que utilizam a natureza como parte das soluções para problemas socioeconômicos.

A Rede Oásis foi formalizada em 2018 a partir do conhecimento adquirido durante mais de 10 anos de execução do programa Oásis, focado no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e da mudança para atuação em formato de rede colaborativa.  Hoje, além da ferramenta de PSA, a Rede abrange outros instrumentos de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), o que potencializa sua atuação.

A Rede Oásis é uma forma de aumentar a resiliência da sociedade frente às mudanças climáticas e alterações no uso do solo. É também uma forma de mostrar que a conservação da natureza não é um entrave ao desenvolvimento econômico, mas sim uma oportunidade de garantir bem-estar social e negócios que se sustentem a longo prazo.

Fortalecimento
    (inter) institucional
    Incentivar
    Políticas Públicas
  • Soluções baseadas na natureza (SbN)
    Fortalecer a agenda
    Soluções baseadas
    na natureza (SbN)

​Oásis Lab Baía de Guanabara

O Oásis Lab Baía de Guanabara é um ambiente de inovação em busca de soluções para conservação e recuperação do meio ambiente na Baía de Guanabara.

Durante 2019, ele foi realizado pela Fundação Grupo Boticário em parceria com a Firjan e o Inea no Rio de Janeiro, e com execução técnica do Sense-lab. Várias oficinas de cocriação e mentoria de protótipos foram realizadas, visando a desconstrução de visões individuais e a construção de uma visão comum entre atores de diferentes setores, com um único objetivo: a segurança hídrica e a resiliência costeiro-marinha da Baía de Guanabara.

Entre os principais resultados de projetos e programas vinculados à Rede Oásis, por meio de parcerias, destacam-se:

programas de
    PSA estruturados
    parcerias formalizadas
    processos para construção
    de políticas públicas de PSA
    normas legais de PSA
    elaboradas e sancionadas
  • 5 mil
    hectares em áreas naturais
    sob contrato de PSA
    mais de 500 propriedades
    contratadas
    cerca de 8 milhões de pessoas
    beneficiadas indiretamente.
    mais de 4 prêmios
    conquistados

Quer saber mais sobre a Rede Oásis e suas iniciativas?