Imagem:
Conservação da Biodiversidade
A Fundação Grupo Boticário acredita que conhecer e manter áreas naturais e suas espécies em equilíbrio é o meio mais efetivo para conservar a biodiversidade.

O conhecimento científico é um importante aliado da conservação da natureza, principalmente quando gera oportunidades ao subsidiar políticas públicas e práticas de proteção de espécies e ecossistemas ameaçados. Por isso, a Fundação Grupo Boticário apoia a pesquisa científica desde o início de suas atividades e apoiando financeiramente projetos de pesquisa voltados à preservação do meio ambiente.

Além disso, a Fundação apoia a criação e manutenção de novas Unidades de Conservação – como áreas de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) – dessa forma, preservando integralmente ecossistemas, as espécies têm a oportunidade de continuar vivendo em seu habitat natural.

Imagem Ilustrativa Mudanças Climáticas
teia de soluções

Em uma evolução que acompanha oportunidades como novas tecnologias, modelos de negócios, conexões e cocriação, a Fundação Grupo Boticário quer ampliar a participação da sociedade na identificação de desafios e no desenvolvimento de soluções para a conservação da natureza brasileira.

Por isso, a partir de 2020, a teia de soluções para a proteção da natureza é o novo formato de apoio financeiro às iniciativas que têm como objetivo a conservação da natureza. A chance de unir a expertise de    mais de 30 anos da Fundação no apoio as práticas de conservação da natureza com conhecimentos e práticas de outros setores e atores para alcançar resultados cada vez melhores.

O primeiro formato da teia é a "chamada" que tem como foco a biodiversidade para promover o turismo em áreas naturais e está na fase de validação final dos melhores projetos para receber apoio financeiro.

Já o segundo formato da teia "conservathon" premiou as 3 melhores soluções e elegeu outras 12 que seguem para o processo de mentoria até final de novembro. A maratona que foi totalmente on-line, buscou soluções criativas, inovadoras e aplicáveis para promover o desenvolvimento e a conservação da Grande Reserva Mata Atlântica.
Saiba mais:https://conservathon.teiadesolucoes.com.br/

O terceiro formato​ ​da teia "Camp" ​​busca o desenvolvimento de soluções práticas para alguns dos desafios costeiros e marinhos, de forma multidisciplinar e colaborativa.​  Já apoiou 19 projetos​​​​ espalhados pelo país, juntamente com a ​​Fundação Araucária.

E por fim, o quarto formato ​da teia "Lab" ​​​​com o objetivo de incentivar a cocriação e apoiar financeiramente soluções práticas que visem a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas através da restauração ecológica na região hidrográfica da Baía de Guanabara​.​

teia de soluções: conheça nossas edições

Saiba mais sobre a teia de soluções

• O que é a teia?
  • Quais são os outros formatos propostos pela Fundação Grupo Boticário?