Saí-azul. Foto: Zig Koch
Saí-azul. Foto: Zig Koch

Relatório Anual

Beleza, com transparência

Cuidar daquilo que é de todo mundo exige transparência. As ações da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza podem ser acompanhadas por meio do site e das nossas redes sociais e, anualmente, também emitimos relatórios sobre as atividades apoiadas e desenvolvidas pela instituição.

  • Relatório Anual

    2015

    O ano de 2015 foi especial para a Fundação Grupo Boticário, pois a instituição completou vinte e cinco anos de história. Entre as conquistas daquele ano estão o lançamento da exposição Conexão Estação Natureza e a realização da oitava edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Além disso, a instituição tornou público um inédito roteiro de valoração dos benefícios econômicos e sociais de unidades de conservação, para gerar mais argumentos positivos a favor da proteção da biodiversidade. Outro destaque foi a consolidação da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, que tem como objetivo estimular a divulgação na mídia de posicionamentos em defesa da causa conservacionista.

    Download
  • Relatório Anual

    2015

    Confira a demonstração financeira da Fundação Grupo Boticário referente ao ano de 2015, bem como o relatório da auditoria independente.

    Download
  • Relatório Anual

    2014

    Entre as conquistas da Fundação Grupo Boticário em 2014 está a descrição, a partir de projetos apoiados, de oito novas espécies, incluindo o peixe Ituglanis boticario. Também houve avanços no Araucária+, com a realização da primeira colheita de erva-mate utilizando o padrão sustentável da iniciativa; e foi lançada a plataforma colaborativa WikiParques, que oferece informações gratuitas sobre as unidades de conservação do Brasil. Além disso, merece destaque a elaboração de um estudo que contempla recomendações para a inserção de uma estratégia de Adaptação baseada em Ecossistemas em políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas. Ainda em 2014, a Fundação foi finalista de três prêmios, que reconheceram a Reserva Natural Serra do Tombador, o movimento Gastronomia Responsável e a página da instituição no Facebook.

    Download
  • Relatório Anual

    2013

    Em 2013, por meio de projetos apoiados pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a ciência reconheceu uma nova espécie de anta, a Tapirus kabomani. Ao todo, em 23 anos de atuação, a instituição financiou 1.377 iniciativas, sendo que 45 delas passaram a receber apoio em 2013. A Fundação também lançou chamada de propostas de pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas na região do Lagamar, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Outra novidade foi o início do Araucária+, iniciativa que visa a conservar a Floresta com Araucárias por meio da produção responsável do pinhão e erva-mate. Ainda em 2013, a Fundação lançou o “Guia do Observador de Aves: Reserva Natural Salto Morato”, publicação que apresenta cem espécies de aves que ocorrem na Reserva mantida pela instituição no Bioma Mata Atlântica.

    Download
  • Relatório Anual

    2012

    Dentre outras descobertas, em 2012, a ciência reconheceu duas novas espécies de animais, o anfíbio anuro Brachycephalus tridactylus e o pássaro Cinclodes espinhacensis. Esses novos exemplares da fauna tornaram-se conhecidos por meio de projetos apoiados pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Ao longo de seus 22 anos de atuação, a instituição contabilizou mais de 1.300 iniciativas apoiadas, sendo que 51 passaram a receber o apoio da entidade em 2012. Nesse ano de descobertas, a Fundação também contribuiu para estimular o diálogo social a respeito da importância das unidades de conservação nos contextos ambiental e econômico, por meio da realização do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que é considerado o maior evento sobre áreas protegidas da América Latina. Somaram-se a essas realizações, o lançamento do modelo para expansão nacional do Oásis - iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) - e o lançamento de um edital conjunto com a Fundação Araucária, para apoio a projetos no Paraná.

    Download
  • Relatório Anual

    2011

    Em 2011, a Fundação Grupo Boticário lançou um novo edital de Apoio a projetos, o Bio&Clima – Lagamar. Por meio dele, são financiados projetos sobre vulnerabilidade e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas, na região do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar, entre os litorais do Paraná e sul de São Paulo. A finalização dos planos de manejo das duas reservas naturais mantidas pela Fundação também foi uma conquista importante. O documento apresenta as principais diretrizes para que as unidades de conservação cumpram seu objetivo de conservar a biodiversidade ali presente. Outro destaque do ano foi o Oásis: em 2011 a Fundação formulou uma nova metodologia que possibilitará a expansão nacional de seu programa de pagamento por serviços ambientais, o qual já está implantado em cidades de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A ampliação das atividades também aconteceu no movimento Gastronomia Responsável, que chegou ao final de 2011 com 34 restaurantes participantes.

    Download
  • Relatório Anual

    2010

    Em 2010, quando completou 20 anos de atuação, a então ”Fundação O Boticário de Proteção à Natureza” mudou de nome. Com a criação do Grupo Boticário, houve a alteração para “Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza”. Foi nesse contexto que a identidade visual da Fundação evoluiu. A antiga logomarca - que tinha como símbolo os elementos da natureza - foi ampliada para uma nova composição gráfica que representa um ”abraço” ao planeta. A nova identidade visual ressalta a importância e a amplitude do trabalho da Fundação. Afinal, a conservação da natureza traz e trará benefícios para todas as espécies, inclusive a humana.

    Download
  • Relatório Anual

    2009

    Em 2009, a Reserva Natural Serra do Tombador, segunda reserva privada da Fundação Grupo Boticário, foi reconhecida como RPPN. A Fundação também inaugurou a Estação Natureza São Paulo; promoveu o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC); e comemorou 1.218 projetos apoiados em todas as regiões e biomas do Brasil.

    Download
  • Relatório Anual

    2008

    Ao completar 18 anos, a Fundação Grupo Boticário atingiu a marca dos 1.100 projetos apoiados em todas as regiões e biomas do Brasil. Além disso, o Oásis foi destaque com quatro prêmios recebidos.

    Download