Foto: Haroldo Palo Jr.
Foto: Haroldo Palo Jr.

Reserva Natural Serra do Tombador

Foto: Adrian Moss

A Reserva Natural Serra do Tombador está localizada no nordeste de Goiás, em Cavalcante, a cerca de 420 km de Brasília e a 20 km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a Reserva está em uma região de prioridade extremamente alta para a conservação da biodiversidade.

Com 8.730 hectares, a Reserva é uma das maiores áreas protegidas privadas de Goiás, contribuindo para a conservação do Cerrado, bioma que abriga as nascentes das três principais bacias hidrográficas do Brasil.

Com diversidade de ambientes (campos, veredas, chapadões e vales), já foram registradas no local 228 espécies de aves, 56 espécies de répteis, 51 espécies de mamíferos (terceira localidade mais rica em morcegos do Cerrado), 35 espécies de anfíbios, 9 espécies de peixes e 435 espécies vegetais vasculares.

Outro aspecto importante é o fato de abrigar importantes predadores do topo da cadeia alimentar para o Cerrado: a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor). A presença destas espécies atesta a existência de populações estáveis de suas presas, principalmente a anta (Tapirus terrestres) e os cervídeos veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus), veado-catingueiro (Mazama gouazoupira) e o veado-mateiro (Mazama americana).

A Reserva Natural Serra do Tombador não está aberta à visitação pública e a realização de pesquisas científicas é restrita.

Localização

Clique aqui para ver mapa no Google

Galeria de Fotos

Foto do projeto

Reserva Natural Serra do Tombador Foto: Adrian Moss