Foto: Adrian Moss

Reserva Natural Salto Morato

A Reserva Natural Salto Morato é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná. Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, está inserida no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, contribuindo para a conservação desse bioma em que vive mais de 70% da população brasileira.

Em seus 2.253 hectares, abriga expressiva concentração de espécies de aves endêmicas, que ocorrem apenas no bioma, sendo várias delas ameaçadas de extinção. Já foram registradas no local 326 espécies de aves, além de 73 espécies de mamíferos (25 espécies de morcegos), 34 espécies de répteis, 54 espécies de anfíbios, 55 espécies de peixes e 646 espécies vegetais vasculares.

Aberta à visitação desde 1996, essa rica biodiversidade atrai pesquisadores, observadores de aves e turistas de diversos estados e países. Os principais atrativos turísticos são a queda d´água de cerca de 100 metros de altura, que dá nome à Reserva, e uma figueira centenária que forma uma ponte-viva sobre o rio do Engenho.

Diante do alerta emitido por órgãos de Saúde para a região litorânea do Paraná, em 24/01/2019, a Fundação Grupo Boticário recomenda que todas as pessoas que visitem a Reserva Natural Salto Morato estejam vacinadas contra a febre amarela, lembrando que a imunização é considerada efetiva depois de 10 dias de tomada a vacina.

Clique aqui para ver mapa no Google

Foto do projeto

Trilha - Reserva Natural Salto Morato Foto: José Paiva