Foto: Adrian Moss

Reserva Natural Salto Morato

A Reserva Natural Salto Morato está aberta à visitação desde 1996 e já recebeu mais de 130 mil visitantes. As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo e não necessitam de guia, pois as trilhas do local são interpretativas. Para grupos organizados, porém, é necessário realizar o agendamento da visita.

ATENÇÃO: : Não é permitida a entrada de qualquer animal de estimação ou doméstico.

Como chegar:

Por mar (saindo de Paranaguá)

Existem linhas comerciais que ligam Paranaguá a Guaraqueçaba, porém com frequência reduzida. A viagem dura aproximadamente 2h30.

Local de embarque: Rua da Praia, s/nº (trapiche público, próximo à rodoviária) – Paranaguá

​​Linhas Contato​
​Marujo Tour (41) 3422-6426
​Transporte Marítimo Charmoso (41) 98537-8966

Outra opção é contratar barqueiros que fazem esse trajeto. Para esse transporte é necessário agendamento prévio e os preços variam conforme número de pessoas e o tamanho do barco ou lancha. O tempo de travessia da baía varia entre 30 e 50 minutos.

​Barqueiro Contato​
​Augusto ​(41) 98412-1673
​Luiz ​(41) 98434-6921
​Thaico ​(41) 984474-3220
​Lorenzo ​(41) 98417-8295 / (41) 98403-0308
​João Amadeu ​​​(41) 3482-1265
​Associação de Barqueiros Paranaguá ​​​(41) 3455-2616

A Reserva Natural Salto Morato fica a 18km da cidade de Guaraqueçaba, por isso é necessário contratar o serviço de táxi para concluir o trajeto.

​Táxi ​Contato
​Luiz ​(41) 98434-6921
​Aurélio ​(41) 98401-5112
​Cleiton ​(41) 99708-9364
​Cheio ​(41) 98400-9429

Por terra (saindo de Curitiba)

O percurso total (Curitiba – Reserva Natural Salto Morato) é de cerca de 160 km e leva entre 3 e 4 horas. Consulte o mapa ​para trajetos com veículo próprio.

Também é possível fazer o trajeto até Guaraqueçaba com a linha comercial da Viação Graciosa. Consulte dias e horários no site www.viacaograciosa.com.br

• Ingresso R$ 10,00 (inteira)
    R$ 5,00 (meia)
  • Camping* Diária de R$ 15,00 por pessoa. É necessário reservar com antecedência por telefone ou e-mail.
  • Horários De terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30**
  • Contato morato@fundacaogrupoboticario.org.br (41) 3375-9671

* Camping fechado por tempo indeterminado. ​​​

* *  Admite-se entrada até as 16h.​

• Trilhas
    Foto: José Paiva

Trilhas

A Reserva possui duas trilhas abertas ao público: a do Salto Morato e a da Figueira. Ambas são autoguiadas e possuem facilidades, como pontos de descanso, bebedouros, lixeiras e placas interpretativas sobre a fauna e flora locais.

A trilha do Salto leva à cachoeira Salto Morato e ainda inclui no percurso o aquário natural, onde é permitido banho de rio. Já a trilha da Figueira leva à figueira gigante do Rio do Engenho – uma árvore centenária que abriga diversas espécies de plantas e animais a elas associadas. Outra atração dessa trilha é a travessia do rio em cabos de aço, conhecida como Falsa Baiana.

• Observação de aves (Birdwatching)
    Foto: Zig Koch

Observação de aves (Birdwatching)

A lista de aves da Reserva Natural Salto Morato registra a ocorrência de mais de 320 espécies, muitas delas endêmicas da Mata Atlântica – ou seja, só são encontradas nesse bioma. Por abrigar uma grande variedade de espécies, a Reserva é indicada como sítio adequado para a prática do Birdwatching e recebe com frequência visitantes adeptos dessa atividade.

• Banho de Rio
    Foto: José Paiva

Banho de Rio

Que tal um banho de rio em meio aos peixes? A Reserva conta com um aquário natural de águas límpidas, perfeito para um mergulho refrescante, principalmente em dias de sol e calor.

• Vivenciar Centro de Visitantes

Centro de Visitantes

Ao chegar à Reserva, o público é recebido no Centro de Visitantes. Lá é oferecida uma explanação sobre o mosaico de áreas protegidas do Lagamar – do qual a Reserva faz parte –, as espécies de fauna e flora da região e a infraestrutura do local. O visitante também recebe dicas para aproveitar melhor o passeio.

uso-publico-alimentacao.jpg
​​Foto: Acervo Fundação

Para atender visitantes e pesquisadores, a Reserva Natural Salto Morato conta com uma lanchonete, na qual um parceiro local oferece pratos típicos da região, porções, lanches e sucos.

A lanchonete também oferece refeições, desde que seja feito agendamento prévio pelo telefone 41 99708-3831 (Tina).

Horário de funcionamento: das 10h30 às 17h30.
Baixa temporada: abre aos sábados, domingos e feriados.
Alta temporada: abre de terça-feira à domingo e feriados

Hospedagem

Camping
    Foto: Acervo Fundação

A Reserva Natural Salto Morato possui estrutura para camping, a qual comporta até 30 pessoas em barracas. Churrasqueiras e banheiros com chuveiro quente também estão à disposição de campistas. A diária é de R$ 15,00 por pessoa.

Foto: Acervo Fundação

A Reserva dispõe de um alojamento com camas, cozinha e banheiros. O espaço pode ser utilizado por grupos organizados ou por participantes de aulas de campo pré-agendadas. É necessário entrar em contato previamente com a equipe do local para verificar a disponibilidade do espaço e reservar a hospedagem.