Foto: Adrian Moss

Reserva Natural Salto Morato

Foto: Maricy Rizzato / Acervo Fundação

Programa de Pesquisa

Desde a sua criação, a Reserva Natural Salto Morato já foi campo de mais de 100 pesquisas cientificas, gerando mais de 150 publicações em diferentes congressos e revistas, além da descrição de três novas espécies: Brachycephalus tridactylus (anfíbio), (anfíbio), Listrura boticario (peixe) e Trichomycterus guaraquessaba (peixe).Confira aqui​ as pesquisas já realizadas na Reserva.

Para incentivar novas pesquisas na Reserva, a Fundação Grupo Boticário tem uma linha de apoio específica para esse fim, que permanece aberta para a submissão de novas propostas o ano todo. São priorizadas pesquisas que apresentem resultados com reflexos na melhoria da gestão e manejo da Reserva e da região.

Confira abaixo os temas prioritários para a realização de pesquisas:

• Impacto das mudanças climáticas para as espécies e para o ecossistema, com resultados de aplicação de curto prazo para a gestão e manejo da Reserva;
• Ecologia de espécies-alvo (Euterpe edulis, Aburria jacutinga e Tinamus solitarius);
• Controle e erradicação de espécies invasoras, com destaque para as gramíneas africanas (braquiárias e capim-gordura), lírio-do-brejo, banana-flor, goiabeira, limoeiro e criciúma; e monitoramento do caramujo-gigante-africano (Achatina fulica);
• Estudo e monitoramento da sucessão natural nas áreas de regeneração primária e secundária;
• Estabilidade dos solos e técnicas de combate aos processos erosivos;
• Ecologia de espécies ameaçadas, endêmicas e cinegéticas, com resultados de aplicação de curto prazo para a gestão e manejo da Reserva;
• Ecologia do Rio Morato e seus ambientes associados, com resultados de aplicação de curto prazo para a gestão e manejo da Reserva;
• Estudos aplicados ao manejo e gestão das Reservas, que contribuam diretamente no processo de revisão do zoneamento, normas e /ou programas constantes no Plano de Manejo.

Inscreva-se​​

• Plano de Manejo da Reserva Natural Salto Morato

Ordena, normatiza e define diretrizes de manejo da Reserva

• Valoração de UCs: roteiro metodológico