Reserva Natural Serra do Tombador. Foto: Adrian Moss

Reservas Naturais

O QUE SÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Unidades de Conservação (UCs) são áreas protegidas delimitadas geograficamente, com o objetivo de preservar a biodiversidade e beleza cênica que abrigam.

Na natureza tudo está interligado, por isso a conservação de ecossistemas é tão importante. Para proteger animais, é preciso proteger a vegetação, que por sua vez depende deles para a polinização e dispersão de suas sementes. E todos dependem do solo, dos rios bem conservados, assim sucessivamente.

Acreditamos que unidades de conservação são indispensáveis para a preservação ambiental. Por isso, mantemos duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são unidades de conservação federais, contribuindo com a conservação da biodiversidade brasileira.

Reservas Naturais

Nossas duas Reservas Naturais – Salto Morato e Serra do Tombador – são Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), cujo caráter de proteção é perpétuo, um legado para a humanidade.

As Reservas estão localizadas na Mata Atlântica e no Cerrado, biomas mais ameaçados do Brasil e que apresentam altos índices de espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem naquelas regiões. Nas Reservas, são realizadas pesquisas científicas que visam a ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade desses ambientes e dos biomas. Juntas, elas somam quase 11 mil hectares de áreas naturais protegidas, com várias espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.