Fazenda Nossa Senhora da Piedade. Foto: Villy Ribeiro

Oásis

Como Implantar

De forma resumida, envolve as seguintes et​apas:

Fluxo de Desenvolvimento e Implementação de Projetos de PSA​

AF 2010 Infograficos_FundacaoBoticario-02.png

Arranjo Institucional​

Considerando a atuação em rede e o estabelecimento de parcerias locais estratégicas, o arranjo institucional proposto pelo Oásis sugere, além da instituição executora, uma entidade pagadora e provedores dos serviços identificados (proprietários de áreas). A Fundação Grupo Boticário entra como agente estruturador, com o fornecimento de apoio técnico e de um conjunto de ferramentas, metodologias, sistemas de gestão e procedimentos necessários à estruturação e execução das iniciativas.​​ ​

AF 2010 Infograficos_FundacaoBoticario-01.png

Método de valoração​

O Oásis utiliza uma fórmula de valoração ambiental padrão, flexível e capaz de atender a diferentes realidades sociais, econômicas e ambientais. O método não tem como objetivo, puramente, a valoração do serviço ambiental, mas sim determinar um valor capaz de incentivar os proprietários de áreas a modificarem a maneira de uso da terra quando essas não estiverem em consonância com práticas conservacionistas.

A fórmula do Oásis foi concebida considerando três variáveis principais, que permitem a flexibilidade do método em função da região de atuação do projeto, características físicas, ambientais, sociais e econômicas da região.

AF 2010 Infograficos_FundacaoBoticario-04.png

X = Valor base da fórmula, para o qual é considerado um percentual (25%) do valor de arrendamento de acordo com o preço da terra na região, o que pode ser entendido como um percentual do custo de oportunidade. É um meio de calibrar a fórmula para determinada região, estabelecendo um ponto de partida para o cálculo baseado no preço da terra.
N = Fator de qualidade ambiental da propriedade, é uma “nota” atribuída a cada propriedade. Esta nota é uma forma de diferenciar e valorizar características e ações específicas realizadas em cada propriedade, tais como a qualidade das áreas naturais, a adoção de boas práticas de uso do solo e a gestão responsável da propriedade.
Z = Área Natural conservada (em hectare). Consideram-se áreas naturais todas as áreas que mantém suas características naturais, independente do seu estágio de regeneração, com ausência de intervenção antrópica e uso para atividade econômica no período do contrato. Outras áreas poderão ser incluídas nesta variável desde que sejam destinadas à restauração ou recuperação, e indicadas no Termo de Compromisso de Melhorias a partir da assinatura do contrato.