Foto: Acervo Fundação

Estação Natureza

Estação Natureza Pantanal

Inaugurada em 2006 em Corumbá (MS), a Estação Natureza Pantanal é um espaço cultural que possui uma exposição permanente sobre o Pantanal.

A exposição conta com vários elementos interativos para demonstrar as belezas pantaneiras e é destinada a públicos de todas as idades, com foco em estudantes, turistas e moradores da região.

A Estação Natureza Pantanal também realiza eventos culturais sobre o meio ambiente durante o ano, com o intuito de divulgar a iniciativa e sensibilizar mais pessoas para a conservação da natureza.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei do Incentivo à Cultura, e a parceria do Instituto Homem Pantaneiro.

Foto: Acervo Fundação

Informações Gerais

O espaço está localizado no Edifício Sleiman, uma construção histórica que data de 1908 e faz parte do casario histórico tombado do Porto Geral de Corumbá. O prédio possui estilo neoclássico e fica sobre uma plataforma nivelada na encosta de uma formação rochosa, com as paredes de pedra lajeada. Antes da Estação Natureza Pantanal, o local já abrigou comércios, residências, hotel, casa de rendas e a capitania dos portos.

A exposição é composta por 23 painéis distribuídos em mais de 300 metros quadrados no andar térreo. Ao visitar o espaço, o público passa por cenários que apresentam a formação geológica, a hidrografia e os ciclos de cheias, as variações de temperatura no Pantanal e curiosidades sobre animais, plantas e ecossistemas da região.

No final do passeio, o visitante é levado a um estímulo de reflexão sobre como podemos contribuir para a conservação do Pantanal.

• Ingresso R$ 3,00 *
  • Horários De terça a sexta, das 9h às 12h (última sessão às 11h20) e das 14h às 18h (última sessão às 17h20) Sábados, das 14h às 18h (última sessão às 17h20)
  • Contato estacaopantanal@fundacaogrupoboticario.org.br (67) 3231-9100​​

* R$ 1,00 (moradores de Corumbá, Ladário, Porto Quijarro e Porto Suarez).
ISENTOS: menores de seis anos, maiores de 60 anos e escolas públicas, mediante agendamento prévio.
MEIA ENTRADA: estudantes.

Ladeira José Bonifácio, 111 – Edifício Sleiman – Porto Geral - Corumbá (MS)