Mico-leão-dourado. Foto: Haroldo Palo Jr.
Mico-leão-dourado. Foto: Haroldo Palo Jr.

Editais

  • 1.457 iniciativas apoiadas, que somam mais de 1.000 anos dedicados à conservação da natureza.
  • 127 novas espécies descritas.
  • Mais de 117 especialistas voluntários, dedicando-se à análise das propostas recebidas.
Foto: Haroldo Palo Jr.
Foto: Haroldo Palo Jr.

O apoio a projetos foi a primeira iniciativa da Fundação Grupo Boticário e vem apresentando resultados positivos para a conservação há mais de duas décadas.

Ao todo, foram apoiadas 1.457 iniciativas de 488 instituições de todo o país. Se tiverem seus períodos de estudo somados, essas iniciativas resultam em mais de mil anos dedicados à conservação no Brasil. A partir desses projetos, 131 novas espécies foram descritas, 240 espécies ameaçadas de extinção foram estudadas e 487 unidades de conservação foram beneficiadas, resultando em impactos concretos para a proteção da biodiversidade.

Por meio do apoio a projetos, buscamos apoiar ações práticas para a conservação de espécies e ecossistemas; viabilizar ações de implementação de políticas públicas eficazes para a proteção da biodiversidade; e disseminar o conhecimento científico gerado.

Linhas de Apoio

Nossas linhas de apoio objetivam patrocinar projetos e programas que contribuam de forma efetiva com a conservação da natureza no Brasil.

Atualmente, trabalhamos com quatro modalidades de apoio: o Edital de Apoio a Projetos, vigente desde o início dos anos 90 e direcionado a todas as regiões do país; o Edital Biodiversidade do Paraná, em parceria com a Fundação Araucária, voltado para projetos de instituições paranaenses que visem à conservação de espécies e ecossistemas do Paraná e áreas limítrofes, com prioridade para a Floresta com Araucárias e região do Lagamar; o Apoio a Programas, linha de financiamento para apoio a ações de médio a longo prazos, objetivando resultados em conservação e políticas públicas com maior impacto; e o Programa de Pesquisa nas Reservas, destinado a pesquisadores que desejam desenvolver estudos nas Reservas Naturais Salto Morato e Serra do Tombador.​

Saiba Mais Acompanhe seu Projeto

Iniciativas Apoiadas

Fotos: Haroldo Palo Jr.

Em todo o território nacional, durante estes mais de 20 anos de atuação, obtivemos resultados significativos com o apoio a projetos e outras iniciativas. Dentre eles, a descoberta de 131 novas espécies, sendo sete delas homenageadas com o nome de "Boticário": Megaelosia boticariana, Passiflora boticarioana cervi, Gymnanthes boticario, Aphyolebias boticarioi, Listrura boticario, Ituglanis boticario e Brachycephalus boticario.

Esse é apenas um dos reflexos da nossa dedicação. É ela, aliada à credibilidade, que nos permite contar com um grupo de consultores voluntários composto por mais de 117 especialistas responsáveis pela análise das propostas submetidas a cada linha de apoio. O processo de seleção de cada proposta passa pela avaliação individual dos consultores, por um Comitê Técnico formado por um conjunto desses consultores e, por fim, pelo Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário.

Veja Mais