Floresta com Araucárias. Foto: Haroldo Palo Jr.
Floresta com Araucárias. Foto: Haroldo Palo Jr.

Araucária+

Um dos ecossistemas mais característicos da região sul, a Floresta Ombrófila Mista (FOM), ou Floresta com Araucárias, tem hoje menos de 3% da sua área original. Atividades extrativistas, sobretudo na segunda metade do século passado, levaram a araucária (Araucaria angustifolia) a figurar na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Para ajudarmos a frear a degradação desse ecossistema, gerando valor aos remanescentes existentes, iniciamos a implantação da iniciativa Araucária+ em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

A Araucária+ prevê a criação e capacitação de uma instituição para viabilizar os investimentos em ações que desenvolvam novos e responsáveis usos para o pinhão e a erva-mate, os quais dependem da conservação da floresta para serem produzidos. O pinhão é a semente da araucária e serve como fonte de alimento para humanos, animais domésticos e também para a fauna silvestre. Já a erva-mate é uma árvore nativa da Floresta Ombrófila Mista, cujas folhas e ramos são utilizados para a produção de bebidas como chimarrão, mate e tererê.

Devido à importância do pinhão e da erva-mate para a economia regional, a Araucária+ estimula a produção sustentável desses produtos a fim de agregar valor a eles. Assim, a iniciativa alia economia e conservação, proporcionando emprego e renda à população e garantindo a conservação das espécies que integram o ecossistema, bem como a manutenção dos serviços ambientais por ele prestados.

Para saber mais, acesse: www.araucariamais.org.br

Região de Atuação

A Araucária+ é desenvolvida no planalto serrano de Santa Catarina, área estratégica de conservação da Floresta com Araucárias – sobretudo pelo Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação com 49.300 hectares, e pela presença de espécies ameaçadas, como o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo. Posteriormente, a intenção é expandir a iniciativa para outras áreas que também abrigam o ecossistema.