25 set 2018

Websérie mostra a beleza dos parques nacionais

Primeira temporada tem quatro episódios sobre o Parque Nacional de São Joaquim (SC)

Parque ​Nacional de São Joaquim (SC)
A websérie “Pé no Parque” está com a primeira temporada disponível no WikiParques (www.wikiparques.org/pe-no-parque​) – plataforma colaborativa sobre unidades de conservação nacionais. Composta por quatro episódios, a temporada de abertura foi toda filmada no Parque Nacional de São Joaquim, localizado no interior de Santa Catarina, entre os municípios de Urubici, Orleans, Grão Pará, Lauro Muller e Bom Jardim da Serra.

Com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e realização de ((o))eco, o projeto é um convite para que as pessoas conheçam diferentes parques nacionais e entendam a importância das áreas de conservação. Cada episódio da primeira temporada tem aproximadamente cinco minutos e trata de um aspecto específico do parque catarinense, criado em 1961: características naturais; história da região; matas de arau​cárias e os principais atrat​ivos turísticos.

Incentivar o turismo e ampliar a quantidade de visitantes nessas áreas também são objetivos da produção. “A nossa expectativa é que, após assistir aos episódios, o público queira literalmente pôr o pé no parque. É por meio da visitação que as pessoas irão se sensibilizar para o real valor da proteção à natureza”, explica a roteirista da websérie, Duda Menegassi.

Além dos episódios sobre o Parque Nacional de São Joaquim, o projeto deve percorrer, em 2019, outras áreas naturais de diferentes regiões do território nacional. “O Brasil é um dos países mais ricos do mundo quando se fala em biodiversidade e é impressionante como quem mora aqui desconhece isso. Precisamos despertar o interesse das pessoas pela beleza natural que temos aqui para, assim, protegê-la e conservá-la”, afirma a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.​