Nome da Foto
Araracanga. Foto: Haroldo Palo Jr.

Notícias

11 set 2017
CBUC

Quer apresentar sua iniciativa no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação?

Fique ligado: em breve a chamada para trabalhos técnicos do IX CBUC estará aberta para inscrições

​O IX CBUC, que acontecerá em 2018, abrirá as inscrições para trabalhos técnicos a partir de 21 de setembro de 2017.​
Crédito: Divulgação 
​​​​
O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) vem aí e, com ele, a oportunidade de profissionais que trabalham com áreas naturais protegidas inscreverem trabalhos para serem apresentados durante o evento. As inscrições de trabalhos técnicos vão de 21 de setembro a 30 de novembro de 2017, acontecem de forma independente das inscrições para o congresso e devem ser realizadas pelo site do evento.

O IX CBUC, que acontece de 31 de julho a 02 de agosto de 2018 em Florianópolis, traz novidades para as linhas temáticas dos trabalhos técnicos desta edição. Confira:


1. Biologia da conservação: voltado a quem desenvolve estudos que contribuem para garantir a conservação da biodiversidade.
A conservação da biodiversidade é o principal objetivo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A garantia da conservação se faz com a geração do conhecimento necessário sobre o que vamos proteger. Este conhecimento deve estar disponível para a criação, gestão e manejo das UCs. 

2. Comunicação e mobilização da sociedade: para quem desenvolve iniciativas transformadoras.
Como aproximar a natureza do nosso dia-dia? Experiências transformadoras podem trazer uma nova realidade para a conservação de áreas protegidas. Como é possível engajar a sociedade, provocar mudanças reais e alcançar resultados positivos para as unidades de conservação? 

3. Novas soluções para gestão de áreas naturais: para quem busca inovar.
Os desafios para a conservação de áreas protegidas no Brasil são muitos, mas com criatividade e inovação podemos encontrar a solução de diversos problemas e ainda alcançar resultados incríveis. As soluções para a gestão de UCs são peças-chave para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. 

4. Políticas públicas para conservação: pelo direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Conservar a natureza não é uma tarefa fácil, por isso é necessário o esforço de todos no fortalecimento do sistema de áreas protegidas e na criação de instrumentos para conservação.  A ciência e a técnica são fundamentais para a definição de políticas públicas mais efetivas. Se seu conhecimento ou sua iniciativa contribuem para a construção de políticas importantes para a conservação, inscreva seu trabalho técnico no IX CBUC.

5. Natureza, economia, saúde e bem-estar: para quem busca demonstrar os benefícios das áreas naturais à sociedade.
Quais são os benefícios gerados pela conservação da natureza? Quem ganha com a conservação de áreas naturais protegidas? As UCs podem ser grandes ativadoras da economia, além de trazer inúmeros benefícios para você e sua saúde.


Programe-se:

IX CBUC – Futuros Possíveis: Economia e Natureza

Quando? De 31 de julho a 02 de agosto de 2018

Onde? Florianópolis – Santa Catarina