17 jun 2014
Mudanças Climáticas

Observatório do Clima recebe prêmio Lide de Meio Ambiente

Rede da qual a Fundação Grupo Boticário faz parte foi reconhecida pela sua atuação em mudanças climáticas

À esquerda, o secretário executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, recebe o Prêmio Lide
Crédito: Gustavo Rampini

O Observatório do Clima, rede que reúne entidades da sociedade civil com o objetivo de discutir a questão das mudanças climáticas no contexto brasileiro, foi eleito pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais e pelo Lide Sustentabilidade para receber o Prêmio Lide de Meio Ambiente na categoria de Mudanças Climáticas. A cerimônia de premiação foi realizada durante o 5° Fórum Mundial de Meio Ambiente, que aconteceu de 5 a 6 de junho em Foz do Iguaçu (PR).

Segundo André Ferretti, coordenador do Observatório do Clima e gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário, receber um prêmio como esse é motivo de grande satisfação para toda a rede. “É o reconhecimento de um trabalho que iniciamos em 2002, e que se fortaleceu em 2013, com novas parcerias e com o lançamento do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG)”, afirma Ferretti.

O Prêmio Lide reconhece empresas brasileiras e estrangeiras, atuantes em território nacional, que realizaram projetos ambientais e demonstraram claramente uma cultura empresarial preocupada com a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais do país, muito além do exigido pela legislação brasileira ou pelas convenções sociais, nas seguintes categorias: Ambiente Urbano, Biodiversidade, Economia Verde, Educação Ambiental, Gestão Pública Ambiental, Mídia Ambiental, Mudanças Climáticas, Oceanos, Propriedades Rurais Sustentáveis, Recursos Hídricos e Unidades de Conservação.

O Observatório do Clima

Ao longo de seus mais de dez anos de atuação, o Observatório do Clima vem se consolidando como uma das principais interfaces entre a sociedade civil e o governo, para a discussão da temática de mudanças climáticas. Por meio dessa rede, a elaboração e a implantação da política brasileira relativa às mudanças climáticas são monitoradas e, quando necessário, cobradas do poder público.

A participação da Fundação Grupo Boticário no Observatório do Clima é fruto do interesse da instituição na contribuição com as discussões sobre o tema e, sobretudo, na viabilização de políticas públicas brasileiras para a valorização do papel das áreas naturais na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas.