23 mai 2017
Reserva Natural Salto Morato

Monitoramento participativo de aves movimenta Salto Morato

Atividade proporcionou interação entre cientistas e pessoas comuns, aprendizado sobre espécies e bem-estar pela integração com a natureza

Durante dois dias, todos os olhares em Salto Morato se voltaram para a copa das árvores. O objetivo? Avistar o maior número de aves dentro dos limites da reserva.
​Crédito: Acervo Fundação Grupo Boticário
Uma iniciativa colaborativa, batizada de “Vem passarinhar em Salto Morato”, foi realizada nos dias 06 e 07 de maio pela Fundação Grupo Boticário.

A ação levou para dentro da reserva o olhar aguçado dos observadores de aves experientes e a visão curiosa de voluntários, grupo formado por colaboradores do Grupo Boticário e moradores da região de Guaraqueçaba. Com foco na interação entre ciência e natureza, o encontro também teve como objetivo promover um monitoramento das aves da Reserva. Como resultado, os 18 participantes avistaram em dois dias 80 espécies de aves, cerca de 25% das 329 espécies já registradas no local.

Desde que iniciaram as atividades de monitoramento participativo em Salto Morato, em 2013, foram registradas 215 espécies (cerca de 66% das espécies de aves registradas no local), sendo 24 destas enquadradas como ameaçadas de extinção de acordo com a lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).