31 ago 2016

Já pensou em ser um amigo(a) do roxinho?

Artesãs de Santa Catarina te ensinam como aumentar a renda doméstica e ainda contribuir para a proteção dos papagaios-de-peito-roxo

​Os roxinhos são a principal fonte de inspiração das artesãs de Passos Maia (SC)
Crédito: Vanessa Kanaan​
No interior catarinense, em uma região repleta de pinheiros (araucárias), os papagaios-de-peito-roxo são carinhosamente chamados de “roxinhos”. Além de serem belas aves, elas são importantíssimas para a conservação das araucárias, pois se alimentam de suas sementes e as espalham contribuindo para a formação de novos pinheiros.

O carinho natural das famílias pela ave tem inspirado peças artesanais, como camisetas, bolsas e ímãs de geladeira, produzidas pela associação comunitária “Amigas dos Roxinhos”. Criada com o apoio do Instituto Espaço Silvestre, que possui projetos de conservação na região, apoiados pela Fundação Grupo Boticário, a associação está aumentando a renda das famílias em mais de 60%.

O trabalho na associação constrói uma relação entre a comunidade e o meio ambiente, mostrando como sua conservação traz benefícios ambientais, sociais e econômicos para toda a região. Se você também quer ser um “amigo(a) do roxinho”, pode ajudar as artesãs comprando os produtos no site www.espacosilvestre.org.br.​