17 jul 2018

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista terminam dia 31 de julho

Estudantes dos ensinos médio e superior, mestres e doutores podem se inscrever no prêmio, que aborda o tema “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”

​Uma das linhas de pesquisa do Prêmio Jovem Cientista é comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas, a exemplo do Parque Nacional do Iguaçu.
Crédito: Haroldo Palo Jr.​
Terminam no próximo dia 31 de julho, terça-feira, as inscrições e o envio dos trabalhos para o Prêmio Jovem Cientista, cujo tema é “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”. Podem participar estudantes dos ensinos médio e superior, mestres e doutores. Há, ainda, mais duas categorias dentro do prêmio: Mérito Científico para o pesquisador doutor que, ao longo de sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição, e Mérito Institucional para instituições dos ensinos médio e superior com o maior número de trabalhos qualificados.

Mais de 19 mil pessoas já participaram do prêmio desde 1981, quando foi fundado. As inscrições e os trabalhos devem ser enviados para o site www.jovemcientista.cnpq.br​, no qual também é possível encontrar web aulas voltadas para o tema deste ano, com o intuito de auxiliar os participantes no decorrer do prêmio.

O PJC incentiva a pesquisa científica e os estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país. Biodiversidade, empreendedorismo e sustentabilidade, inovação e inclusão digital são algumas das linhas de pesquisa que podem ser consultadas no site do prêmio.

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil.

Conheça as linhas de pesquisa

Na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas;

Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano;

Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais;

Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza;

Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza;

Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira;

O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima;

Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade;

Produção e consumo ambientalmente sustentáveis;

Tecnologias digitais para transformação social;

Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

Já na categoria Ensino Médio, poderão ser inscritos trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas;

Empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza;

Inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar;

Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza;

Tecnologias digitais para a conservação da natureza;

Tecnologias digitais para transformação social.​