Imagem:
Conservação da Biodiversividade

A Fundação Grupo Boticário acredita que conhecer e manter áreas naturais e suas espécies em equilíbrio é
o meio mais efetivo para conservar a biodiversidade.

O conhecimento científico é um importante aliado da conservação da natureza, principalmente quando gera oportunidades ao subsidiar
políticas públicas e práticas de proteção de espécies e ecossistemas ameaçados. Por isso, a Fundação Grupo Boticário apoia a pesquisa científica
desde o início de suas atividades e apoiando financeiramente projetos de pesquisa voltados à preservação do meio ambiente.

Além disso, a Fundação apoia a criação e manutenção de novas Unidades de Conservação – como áreas de Proteção Integral e
Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) – dessa forma, preservando integralmente ecossistemas, as espécies têm
a oportunidade de continuar vivendo em seu habitat natural.

Imagem Ilustrativa Mudanças Climáticas
Reserva Natural
Salto Morato

A mata atlântica preservada para as novas gerações

A Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná. Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, ela está inserida no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do Brasil, contribuindo para a
conservação desse bioma em que vive mais de 70% da
população brasileira.

Desde 1994, a Fundação Grupo Boticário contribui para a
conservação de 2.253 hectares desse bioma, ajudando a preservar espécies que existem apenas ali, várias delas ameaçadas de
extinção. Aberta à visitação, a Reserva possui uma biodiversidade sem igual dessa área atrai pesquisadores e observadores de aves, além de turistas de diversos estados e países.

Entre os principais atrativos para visitação estão a cachoeira de quase 100 metros de altura, que dá nome à Reserva, e uma figueira centenária, que forma uma ponte-viva sobre o rio do Engenho.

Ingresso
    R$ 20,00 (inteira)
    R$ 10,00 (meia)
    Camping
    Diária de R$ 15,00
    por pessoa.
    É necessário reservar com antecedência
    por telefone ou e-mail
    De terça-feira a
    domingo e feriados das 8h30 às 16h
    morato@fundacao
    grupoboticario.org.br

(41) 98827-4134 (WhatsApp)
    Rodovia PR, 405
    Comunidade Morato Guaraqueçaba - PR
    Ver no Google Maps

#PartiuReserva

A Reserva Natural Salto Morato está aberta
à visitação desde 1994 e já recebeu mais
de 130 mil visitantes.

As visitas podem ser realizadas de terça-feira
a domingo e não necessitam de guia, pois
as trilhas do local são interpretativas.

Porém, para grupos organizados, é necessário
realizar o agendamento da visita.

O que você precisa saber para nos visitar

Trilhas
    A Reserva possui duas trilhas abertas ao público: a do Salto Morato e a da Figueira. Ambas são autoguiadas e possuem facilidades, como pontos de descanso, bebedouros, lixeiras e placas interpretativas sobre a fauna e flora locais.
    A trilha do Salto leva à cachoeira Salto Morato e ainda inclui no percurso o aquário natural, onde é permitido banho de rio.
    Já a trilha da Figueira leva à figueira gigante do Rio do Engenho – uma árvore centenária que abriga diversas espécies de plantas e animais a elas associadas.
    Outra atração dessa trilha é a travessia do rio em cabos de aço, conhecida como Falsa Baiana.
    Observação de aves (Birdwatching)
    Você sabia que temos horários e trilhas especiais para birders que desejam visitar a Reserva?

Na Reserva Natural Salto Morato registramos a ocorrência de mais de 320 espécies, entre elas o tangará, o jaó-do-sul, o gavião-pombo-pequeno e muitas outras, incluindo aquelas endêmicas da Mata Atlântica – ou seja, que só são encontradas nesse bioma. Por abrigar uma grande variedade de espécies, a Reserva é indicada como sítio adequado para a prática da observação de aves e recebe com frequência visitantes adeptos dessa atividade. Que tal pegar um binóculo e uma câmera fotográfica e vir passarinhar em nossas trilhas?

Você só precisa seguir as orientações de nosso Guia de Boas Práticas e preencher um rápido registro de observador de aves (ROA)! Os ROA são importantes para ajudar no monitoramento de nossas espécies e na melhoria do atendimento para o público birder! Saiba mais e faça o download dos materiais na Biblioteca do nosso site.
    Banho de rio
    Que tal um banho de rio em meio aos peixes? A Reserva conta com um aquário natural de águas límpidas, perfeito para um mergulho refrescante, principalmente em dias de sol e calor.
    Centro de visitantes
    Ao chegar à Reserva, o público é recebido no Centro de Visitantes.
    Lá é oferecida uma explanação sobre o mosaico de áreas protegidas do Lagamar – do qual a Reserva faz parte –, as espécies de fauna e flora da região e a infraestrutura do local.
    O visitante também recebe dicas para aproveitar melhor o passeio.
    Camping
    A Reserva Natural Salto Morato possui estrutura para camping, a qual comporta até 30 pessoas em barracas.
    Churrasqueiras e banheiros com chuveiro quente também estão à disposição de campistas. A diária é de R$ 15,00 por pessoa.
    Alojamento
    A Reserva dispõe de um alojamento com camas, cozinha e banheiros. O espaço pode ser utilizado por grupos organizados ou por participantes de aulas de campo pré-agendadas. É necessário entrar em contato previamente com a equipe do local para verificar a disponibilidade do espaço e reservar a hospedagem.

Quer saber mais sobre o programa de
pesquisa da Reserva Natural Salto Morato?

Quer dedicar seu tempo para
apoiar a conservação da natureza?

A Fundação Grupo Boticário desenvolve
um programa de voluntariado para todos
que querem se comprometer com a causa.