Imagem:

Editor de Conteúdo ‭[1]‬

Conhecer e manter áreas naturais
e suas espécies em equilíbrio
é o meio mais efetivo para
conservar a biodiversidade.

Conservação da Biodiversividade

A Fundação Grupo Boticário acredita que conhecer e manter áreas naturais e suas espécies em equilíbrio é
o meio mais efetivo para conservar a biodiversidade.

O conhecimento científico é um importante aliado da conservação da natureza, principalmente quando gera oportunidades ao subsidiar
políticas públicas e práticas de proteção de espécies e ecossistemas ameaçados. Por isso, a Fundação Grupo Boticário apoia a pesquisa científica
desde o início de suas atividades e apoiando financeiramente projetos de pesquisa voltados à preservação do meio ambiente.

Além disso, a Fundação apoia a criação e manutenção de novas Unidades de Conservação – como áreas de Proteção Integral e
Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) – dessa forma, preservando integralmente ecossistemas, as espécies têm
a oportunidade de continuar vivendo em seu habitat natural.

Compromisso perene com a natureza brasileira

Primeira iniciativa da Fundação Grupo Boticário, o Edital para apoio a projetos vem apresentando resultados positivos
para a conservação há mais de duas décadas. Ao todo, já apoiamos mais de 1.500 iniciativas em todo o país.

Se tiverem seus períodos de estudo somados, essas iniciativas resultam em mais de mil anos dedicados à conservação no Brasil.

Através desse Edital, a Fundação busca apoiar ações práticas para a conservação de espécies e ecossistemas, bem como
viabilizar ações que implementem políticas públicas eficazes para a proteção da biodiversidade, e ainda trabalhamos para
disseminar o conhecimento científico gerado. No conjunto, essas iniciativas constituem linhas de apoio a projetos e programas
que contribuam de forma efetiva com a conservação da natureza no Brasil.

Iniciativas Apoiadas
    Milhões de reais
    (destinados a projetos)
    Espécies descobertas
    Unidades de conservação beneficiadas
Nosso apoio é do tamanho do Brasil

Conheça as iniciativas
que já apoiamos

Título
    Linha de apoio
      Ano de aprovação
        Responsável Técnico
        Instituição Responsável
        Bioma
          Imagem Ilustrativa Mudanças Climáticas
          Novo modelo de apoio

Em uma evolução que acompanha oportunidades como novas tecnologias, modelos de negócios, conexões e cocriação, a Fundação Grupo Boticário quer ampliar a participação da sociedade na identificação de desafios e no desenvolvimento de soluções para a conservação da natureza brasileira.

Por isso, a partir de 2020, a teia: soluções para a proteção da natureza é o novo formato de apoio financeiro às iniciativas que têm como objetivo a conservação da natureza. Serão três oportunidades ao longo do ano, com formatos e temas distintos para que mais pessoas trabalhem juntas em práticas de conservação da natureza que contribuam com os principais desafios da economia e da sociedade. A chance de unir a expertise de quase 30 anos da Fundação no apoio as práticas de conservação da natureza com conhecimentos e práticas de outros setores e atores para alcançar
          resultados cada vez melhores.

Conheça as etapas do processo

Saiba mais sobre a teia

• O que é a teia?
            É o novo formato de apoio a projetos da Fundação Grupo Boticário. A iniciativa tem foco em soluções para desafios reais, com o objetivo principal de proteger espécies e seus habitats. Uma das premissas é a colaboração e o trabalho em rede, incluindo a participação de múltiplos setores da sociedade.
          • A teia será sempre sobre turismo em áreas naturais?
          • Por que a Fundação Grupo Boticário está propondo novos formatos?
          • O que são “soluções para a proteção da natureza”?
          • Qual o objetivo da teia – Biodiversidade para promover o turismo em áreas naturais?
          • Como o turismo pode alavancar a economia, além de contribuir com a proteção de espécies e áreas naturais?
          • Que tipo de desafios queremos solucionar?
          • Quem pode inscrever desafios e soluções? Profissionais de quais áreas podem participar?
          • Onde posso inscrever meu desafio ou solução?
          • Como será feita a seleção dos desafios e das soluções?
          • O que será levado em consideração para a seleção das soluções?
          • É necessário ter inscrito algum desafio na primeira fase para que eu possa sugerir uma solução na segunda fase?
          • Inovações e novas tecnologias são imprescindíveis?
          • Onde será divulgada a lista de desafios e como participar da inscrição das soluções?
          • Para inscrever uma solução, qual o detalhamento esperado?
          • Qual o critério de aprovação das soluções que vão receber apoio financeiro?
          • Qual o valor do apoio financeiro? Quantos projetos serão selecionados?