Imagem:

Editor de Conteúdo ‭[1]‬

Conhecer e manter áreas naturais
e suas espécies em equilíbrio
é o meio mais efetivo para
conservar a biodiversidade.

Conservação da Biodiversidade
A Fundação Grupo Boticário acredita que conhecer e manter áreas naturais e suas espécies em equilíbrio é o meio mais efetivo para conservar a biodiversidade.

O conhecimento científico é um importante aliado da conservação da natureza, principalmente quando gera oportunidades ao subsidiar políticas públicas e práticas de proteção de espécies e ecossistemas ameaçados. Por isso, a Fundação Grupo Boticário apoia a pesquisa científica desde o início de suas atividades e apoiando financeiramente projetos de pesquisa voltados à preservação do meio ambiente.

Além disso, a Fundação apoia a criação e manutenção de novas Unidades de Conservação – como áreas de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) – dessa forma, preservando integralmente ecossistemas, as espécies têm a oportunidade de continuar vivendo em seu habitat natural.

Compromisso perene com a natureza brasileira

Primeira iniciativa da Fundação Grupo Boticário, o Edital para apoio a projetos vem apresentando resultados positivos para a conservação há mais de duas décadas. Ao todo, já apoiamos mais de 1.500 iniciativas em todo o país.

Se tiverem seus períodos de estudo somados, essas iniciativas resultam em mais de mil anos dedicados à conservação no Brasil.

Através desse Edital, a Fundação busca apoiar ações práticas para a conservação de espécies e ecossistemas, bem como viabilizar ações que implementem políticas públicas eficazes para a proteção da biodiversidade, e ainda trabalhamos para disseminar o conhecimento científico gerado. No conjunto, essas iniciativas constituem linhas de apoio a projetos e programas que contribuam de forma efetiva com a conservação da natureza no Brasil.

Iniciativas Apoiadas
    Espécies descobertas
    Unidades de conservação beneficiadas
Nosso apoio é do tamanho do Brasil

Conheça as iniciativas
que já apoiamos

Linha de apoio
      Ano de aprovação
        Responsável Técnico
        Instituição Responsável
        Bioma/Áreas
          Imagem Ilustrativa Mudanças Climáticas
          Novo modelo de apoio

Em uma evolução que acompanha oportunidades como novas tecnologias, modelos de negócios, conexões e cocriação, a Fundação Grupo Boticário quer ampliar a participação da sociedade na identificação de desafios e no desenvolvimento de soluções para a conservação da natureza brasileira.

Por isso, a partir de 2020, a teia de soluções para a proteção da natureza é o novo formato de apoio financeiro às iniciativas que têm como objetivo a conservação da natureza. A chance de unir a expertise de    30 anos da Fundação no apoio as práticas de conservação da natureza com conhecimentos e práticas de outros setores e atores para alcançar resultados cada vez melhores.

O primeiro formato da teia tem como foco a biodiversidade para promover o turismo em áreas naturais e está na fase de mentoria. Ao final, os melhores projetos terão apoio financeiro para serem viabilizados.

Já o segundo formato da teia "conservathon" está com as inscrições abertas e será realizado de 13 a 15 de outubro. Totalmente on-line, a maratona busca soluções criativas, inovadoras e aplicáveis que promovam o desenvolvimento e a conservação da Grande Reserva Mata Atlântica.
          Saiba mais: https://conservathon.teiadesolucoes.com.br/

teia de soluções: biodiversidade para promover
          o turismo em áreas naturais

Saiba mais sobre a teia de soluções

• O que é a teia?
          • A teia será sempre sobre turismo em áreas naturais?
          • Por que a Fundação Grupo Boticário está propondo novos formatos?
          • O que são “soluções para a proteção da natureza”?
          • Qual o objetivo da teia de soluções – Biodiversidade para promover o turismo em áreas naturais?
          • Como o turismo pode alavancar a economia, além de contribuir com a proteção de espécies e áreas naturais?
          • Que tipo de desafios queremos solucionar?
          • O que vocês esperam do desafio 1: Soluções inovadoras para o turismo de observação de fauna e flora?
          • O que vocês esperam do desafio 2: Negócios inovadores para um novo modelo de turismo responsável de natureza?
          • O que vocês esperam do desafio 3: Novas soluções para melhorar a experiência do turista de natureza?
          • O que vocês esperam do desafio 4: Comunicação, engajamento e promoção da cultura de natureza para alavancar o turismo responsável?
          • Quem pode inscrever desafios e soluções? Profissionais de quais áreas podem participar?
          • Onde posso inscrever meu desafio ou solução?
          • Como será feita a seleção dos desafios e das soluções?
          • O que será levado em consideração para a seleção das soluções?
          • É necessário ter inscrito algum desafio na primeira fase para que eu possa sugerir uma solução na segunda fase?
          • Inovações e novas tecnologias são imprescindíveis?
          • Onde será divulgada a lista de desafios e como participar da inscrição das soluções?
          • Para inscrever uma solução, qual o detalhamento esperado?
          • Qual o critério de aprovação das soluções que vão receber apoio financeiro?
          • Qual o valor do apoio financeiro? Quantos projetos serão selecionados?
            Para esta edição da teia, o investimento previsto é de até R$ 2 milhões. Não existe um número exato de projetos a serem selecionados. As melhores soluções serão selecionadas para apoio, independentemente do valor individual, respeitando o limite total disponível.