08/05/2020 17:00

Movimento Viva Água pode contribuir para a segurança hídrica

Na quinta-feira (09), o Governo do Paraná decretou que o Estado está em situação de emergência hídrica por 180 dias, decorrente da crise de estiagem mais significativa registrada nos últimos 30 anos. Esta publicação tem como objetivo controlar e estabelecer o equilíbrio na distribuição da água, a fim de evitar que a população fique sem acesso a este recurso.

A segurança hídrica é um dos objetivos do Movimento Viva Água, idealizado pela Fundação Grupo Boticário e realizado em parceria com diversas organizações públicas e privadas. O modelo, que pode ser replicado em outras regiões do país, começou a ser aplicado em 2019 na Bacia do Rio Miringuava, localizada em São José dos Pinhais (PR), uma das fontes mais estratégicas para abastecimento do município e de cidades vizinhas.

A importância do Movimento, que também contribui para o desenvolvimento social e econômico é ainda mais clara em momentos como este. As soluções baseadas na natureza podem contribuir de forma efetiva na prevenção quando aplicadas de forma estruturada. Um dos eixos do Viva Água considera a conservação e a restauração da vegetação na margem dos rios, o que contribui para garantir água de qualidade disponível por mais tempo.

O Movimento Viva Água acontece com a união de esforços, e a contribuição de todos com o uso consciente da água é fundamental. Algumas dicas importantes, que são ainda mais necessárias de serem aplicadas nesse período, são:

EM CASA
- Não lave as calçadas e carros neste período
- Não deixe a torneira aberta enquanto lava louça ou escova os dentes
- Tente reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para limpar a casa
- Reduza o tempo do banho
- Precisa esperar a água do banho esquentar? Use um balde ou bacia para não desperdiçar essa água.

NAS PROPRIEDADES RURAIS
- Verifique se o seu sistema de irrigação não tem vazamentos
- Dedique atenção à qualidade do solo. Trabalhe com cobertura vegetal morta para manter e ampliar a umidade do solo.
- Se chover, tente armazenar água da chuva par utilizar nas plantações

EMPRESAS/INDÚSTRIAS

- Identifique em quais áreas ocorre o maior consumo de água e avalie onde é possível reduzir
- Tente reaproveitar a água de alguns processos produtivos
- Verifique se não há vazamentos nas instalações

Vamos juntos? Viva Água, cuidar da água é proteger a vida.

Selecione o ano
08/05/2020 17:00