14/10/2021 18:00

Inscrições abertas para evento sobre turismo em áreas naturais

Evento online organizado pela Fundação Grupo Boticário nos dias 3, 4 e 5 de novembro promoverá o diálogo entre o setor do turismo e unidades de conservação com o objetivo de contribuir com a retomada no pós-pandemia



Um dos setores mais afetados pela pandemia, o turismo tem potencial para movimentar a economia, contribuir com a preservação da biodiversidade e ainda promover o desenvolvimento das comunidades do entorno de unidades de conservação. Pensando nisso, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, a Fundação Grupo Boticário vai promover o “Destino Natureza – Turismo em unidades de conservação”, evento online que tem como objetivo  aproximar diferentes públicos do tema, promovendo o diálogo entre os setores em busca de possibilidades e soluções que aproximem o setor do turismo de áreas naturais, unidades de conservação, investidores e setor público.

“Neste evento, queremos reforçar o diálogo e a conexão entre diferentes setores. Praticado de forma responsável, o turismo de natureza é uma atividade com potencial transformador, tanto para as comunidades locais como para os viajantes. O Brasil tem inúmeros destinos turísticos represados em unidades de conservação. Precisamos identificar caminhos, estreitar laços e traçar estratégias para que as áreas naturais estejam estruturadas e preparadas para receber visitantes”, afirma o gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira, lembrando que cada dia de evento trará uma temática específica, buscando envolver um maior número de participantes.

O evento é voltado a empreendedores de serviços e produtos de turismo, órgãos gestores responsáveis por unidades de conservação e gestores de UCs; comunidades de entorno, promotores, academia, organizações da sociedade civil, entre outros.

Confira detalhes da programação e alguns dos especialistas que farão parte do evento:

Dia 03 DE NOVEMBRO | 10h – 12h

Conectando destinos de natureza e a gestão das Unidades de Conservaçõ com o mercado do turismo
Moderador: Glauber Santos
Professor no Programa de Pós-Graduação em Turismo – USP (Universidade de São Paulo) Autor do livro Economia do Turismo e editor-chefe da RBTUR ( Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo)

• Uso Público e desenvolvimento Local: potencial dos parques brasileiros para geração de oportunidades
Vinícios Viegas - Presidente da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de ecoturismo e turismo de aventura)

  “Em busca de um Desenvolvimento Regional voltado ao Turismo de Natureza: uma experiência da Grande Reserva Mata Atlântica” 
Marion Leticia Bartolamei - Gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário



Dia 04 DE NOVEMBRO | 10h – 12h

Estratégias de investimento em negócios do turismo de natureza
Moderadora: Jaqueline Gil
Professora da UnB (Universidade de Brasília) CEO da Amplia Mundo. Atua com políticas públicas e cooperação internacional, no Brasil e no exterior.

 Negócios e parcerias para o desenvolvimento do turismo em UC e em seu entorno no Estado de São Paulo: inspirações e potenciais
Luciana Sagi  -  Consultora para o desenvolvimento sustentável do turismo e áreas protegidas | Turiá. Pesquisadora do Centro de Estudos em Turismo e Desenvolvimento Social - CETES/ECA-USP

 Estratégias de financiamento para o desenvolvimento de negócios em Unidades de Conservação e entorno 
Débora Moraes da Cunha Gonçalves - Secretária Nacional de Atração de Investimento, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo

 Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – ideias e desafios para a sustentabilidade financeira de Unidades de Conservação
Maria Cecilia Wey de Brito - Instituto Ekos Brasil



Dia 5 DE NOVEMBRO | 10h – 12h

Concessões de uso em UCs e a atuação do MP: uma visão sobre o desenvolvimento territorial
Moderadora: Silvia Capelli
Procuradora de Justiça Criminal do Ministério Público do Rio Grande do Sul e Diretora do Instituto o Direito por um Planeta Verde e Diretora da Escola da ABRAMPA (Associação Brasileira do Membros do Ministério Público de Meio Ambiente)

 A estratégia de investimento do BNDES no Programa de Concessão de Unidades de Conservação, com possibilidades futuras
Camila Costa - Chefe de Departamento para Estruturação de Projetos de Concessões Socioambientais do BNDESo

 Case: 'Processo de concessão do Parque Estadual de Vila Velha (Paraná)'
Alexandre Gaio – Ministério Público do Paraná

 Planejamento territorial, concessões e destinação de recursos para as Unidades de Conservação no sul da Bahia
Aline Archangelo Salvador – Ministério Público da Bahia

 O trabalho do Ministério Público de Minas Gerais na preservação das Unidades de Conservação"
Marcelo Maffra 



Garanta a sua vaga. Faça sua inscrição para participar do evento!


Conhece alguém que teria interesse em participar do Destino Natureza? Compartilhe o evento e contribua para que o turismo seja um meio de conhecimento, conscientização e proteção da biodiversidade.

Arquivo
Selecione o ano
14/10/2021 18:00


Leia Também