Nome da Foto
Araracanga. Foto: Haroldo Palo Jr.

Notícias

07 jan 2015
CBUC

VIII CBUC reunirá grandes nomes da conservação no Brasil

Realizado pela Fundação Grupo Boticário, congresso sobre unidades de conservação e preservação ambiental pretende ampliar o debate público e a participação popular no país sobre esses temas

Realizado periodicamente desde 1997, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) volta a Curitiba (PR), que será palco do evento pela quarta vez, entre 21 e 25 de setembro de 2015, mês em que sua organizadora – a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – completa 25 anos.
 
Considerado um dos mais importantes encontros internacionais sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina, o CBUC foi incluindo ao longo de suas edições outros dois eventos que são realizados de modo simultâneo a ele. Desse modo, paralelamente ao VIII CBUC serão realizados o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a V Mostra de Conservação da Natureza.
 
As edições anteriores do CBUC trouxeram especialistas globalmente reconhecidos ao Brasil. Delas surgiram importantes diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação, criação e fortalecimento de áreas protegidas no Brasil. Em sete edições, realizadas em cinco diferentes cidades brasileiras, mais de oito mil participantes de todo o mundo passaram pelo CBUC.
 
A diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes, reforça o papel essencial do evento no panorama social, econômico e conservacionista do país. “Sua realização contribui para a profissionalização da gestão de áreas naturais protegidas no Brasil e para ampliação dos benefícios que essas geram para a população, na medida em que permite o compartilhamento das técnicas de gestão, de relações com a comunidade e proteção da biodiversidade”, esclarece.
 
A programação do VIII CBUC será abrangente, incluindo palestrantes de diferentes áreas do conhecimento, para criar o ambiente colaborativo e de novas ideias em busca de estratégias e ferramentas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
 
Com subtemas (veja abaixo) para cada um dos quatro dias do evento, o VIII CBUC pretende ampliar o conhecimento das pessoas sobre a importância da proteção da natureza para seu bem-estar e qualidade de vida, garantindo a elas mais subsídios para a compreensão da dinâmica ambiental em suas realidades.
 
Subtemas do VIII CBUC
22/09: Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): concepção, implementação e situação atual
 
23/09: Fazendo a diferença: histórias transformadoras
 
24/09: Inovando na conservação: plataformas colaborativas
 
25/09: Colocando em prática: o papel de cada um
 
Para saber mais todas as informações sobre o VIII CBUC acesse www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc.